13/10/2021

Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: você conhece a Terapia Intensiva do Hospital Baía Sul?

O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional são profissionais de reabilitação que ajudam a restaurar funções motoras e as habilidades de seus pacientes. Os dois profissionais trabalham de forma complementar em busca de qualidade de vida e manutenção da saúde. Quando aliados, podem otimizar o tratamento do paciente trazendo resultados mais rápidos e satisfatórios. A fisioterapia se utiliza do movimento para recuperação, e a terapia ocupacional se utiliza da atividade da vida diária e prática como forma de reabilitação, por isso movimento e função se complementam. 

O Hospital Baía Sul possui uma equipe de fisioterapeutas especializados em Terapia Intensiva, que utilizam recursos e técnicas com o objetivo de melhorar a capacidade funcional geral dos pacientes e restaurar sua independência respiratória e física, diminuindo o risco de complicações associadas à permanência no leito. De acordo com as orientações do fisioterapeuta Dr. Glycon de Castro, o acompanhamento se faz necessário nas mais diversas condições clínicas, “como pacientes submetidos a cirurgias, doenças neurológicas, pulmonares, entre outros”.

Recursos como eletroestimulação, exercícios terapêuticos com utilização de bola, pesos, halteres e cicloergômetro são utilizados para auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes internados na UTI.  Além disso, é feito todo o gerenciamento e monitorização dos pacientes em ventilação mecânica invasiva e não invasiva. Conforme regulamentação, o serviço é estendido por 18 horas diárias.

Conheça um pouco mais sobre a atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional:

 

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é capacitado para prevenir e reabilitar física e funcionalmente as pessoas. Com técnicas como ginástica, exercícios e massagens, o profissional faz terapias para tratar doenças e lesões e restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente.

 

Terapeuta Ocupacional

Esse profissional tem papel fundamental na reabilitação de pessoas com dificuldade de inserção ao convívio social, seja por problemas físicos, mentais ou emocionais.

O terapeuta ocupacional acompanha o desenvolvimento do paciente e sua adaptação ao tratamento, com atividades do dia a dia ou exercícios físicos.

 

Conteúdo produzido em conjunto com o Dr. Glycon de Castro –  Fisioterapeuta especializado em avaliação, diagnóstico e tratamentos das articulações. 

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade