Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: você conhece a Terapia Intensiva do Hospital Baía Sul? - Blog Baía Sul

13/10/2021

Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: você conhece a Terapia Intensiva do Hospital Baía Sul?

O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional são profissionais de reabilitação que ajudam a restaurar funções motoras e as habilidades de seus pacientes. Os dois profissionais trabalham de forma complementar em busca de qualidade de vida e manutenção da saúde. Quando aliados, podem otimizar o tratamento do paciente trazendo resultados mais rápidos e satisfatórios. A fisioterapia se utiliza do movimento para recuperação, e a terapia ocupacional se utiliza da atividade da vida diária e prática como forma de reabilitação, por isso movimento e função se complementam. 

O Hospital Baía Sul possui uma equipe de fisioterapeutas especializados em Terapia Intensiva, que utilizam recursos e técnicas com o objetivo de melhorar a capacidade funcional geral dos pacientes e restaurar sua independência respiratória e física, diminuindo o risco de complicações associadas à permanência no leito. De acordo com as orientações do fisioterapeuta Dr. Glycon de Castro, o acompanhamento se faz necessário nas mais diversas condições clínicas, “como pacientes submetidos a cirurgias, doenças neurológicas, pulmonares, entre outros”.

Recursos como eletroestimulação, exercícios terapêuticos com utilização de bola, pesos, halteres e cicloergômetro são utilizados para auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes internados na UTI.  Além disso, é feito todo o gerenciamento e monitorização dos pacientes em ventilação mecânica invasiva e não invasiva. Conforme regulamentação, o serviço é estendido por 18 horas diárias.

Conheça um pouco mais sobre a atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional:

 

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é capacitado para prevenir e reabilitar física e funcionalmente as pessoas. Com técnicas como ginástica, exercícios e massagens, o profissional faz terapias para tratar doenças e lesões e restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente.

 

Terapeuta Ocupacional

Esse profissional tem papel fundamental na reabilitação de pessoas com dificuldade de inserção ao convívio social, seja por problemas físicos, mentais ou emocionais.

O terapeuta ocupacional acompanha o desenvolvimento do paciente e sua adaptação ao tratamento, com atividades do dia a dia ou exercícios físicos.

 

Conteúdo produzido em conjunto com o Dr. Glycon de Castro –  Fisioterapeuta especializado em avaliação, diagnóstico e tratamentos das articulações. 

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

14 de abril

Dia do neurocirurgião: médico explica como manter a saúde do cérebro

Manter a mente ativa com atividades cotidianas está entre as principais dicas Hoje, 14 de abril, é celebrado o dia do Neurocirurgião, especialista responsável por cirurgias do sistema nervoso central e periférico. Por isso, convidamos o neurocirurgião do Hospital Baía Sul, Jorge Moritz, para explicar sobre as doenças tratadas por estes profissionais e como manter a saúde do cérebro. De acordo com Jorge Moritz, entre as principais dicas para manter a boa saúde do cérebro está investir em uma mente ativa. “Quando falamos em mente ocupada e ativa, estamos falando sobre manter-se envolvido com o trabalho, estudo e até mesmo pequenas atividades como fazer palavras-cruzadas. Ou seja, é essencial manter a mente ativa com atividades cotidianas”, explica. Além disso, o neurocirurgião ressalta que boa parte das doenças dessa área, como isquemias cerebrais, podem ser evitadas. Por isso, hábitos saudáveis são imprescindíveis. De maneira geral, é importante ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, tratar eventuais doenças como diabete e obesidade, evitar o fumo, ter boas horas de sono e investir na saúde mental. “Todos os hábitos para uma vida mais saudável, consequentemente irão melhorar a saúde cerebral das pessoas”, complementa o médico. A neurocirurgia aborda doenças que incluem o sistema nervoso central, ou seja, encéfalo e medula, além nervos periféricos, cranianos ou que se estendem ao tórax, abdômen e membros. O neurocirurgião atua em áreas que vão da pediatria até o Parkinson, epilepsia, passando por aneurismas, AVC, doenças da coluna vertebral, tumores e dor crônica. Evolução da neurocirurgia Ainda de acordo com Moritz, hoje há muita evolução tecnológica relacionada à neurocirurgia. “Há 15 ou 20 anos não imaginávamos tratar um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo. A área evoluiu muito em fornecer condições para que o neurocirurgião execute suas atividades com excelentes resultados”, comenta. Como qualquer procedimento cirúrgico, e por ser uma área que trata de problemas relacionados ao sistema nervoso central e periférico, a neurocirurgia pode, sim, apresentar riscos ao paciente. Mas, é importante ressaltar que com a evolução da neurocirurgia, conhecimento sobre as possibilidades terapêuticas, e os avanços da tecnologia, os pacientes têm mais segurança no profissional e na realização dos procedimentos. “Assim como as doenças estão em progressos, a medicina também está em constante evolução nos estudos acerca do sistema nervoso central. Se antes tínhamos poucos recursos, hoje a realidade é mais tecnológica, com maior eficácia, precisão, procedimentos menos invasivos e permitindo maior segurança aos pacientes”, conclui Moritz.

18 de outubro

Dia do Médico: Humanização em tempos de algoritmos e IA

É possível que pensemos na humanização na área da saúde em tempos de tecnologia avançada, algoritmos e inteligência artificial (IA)? Ou estas ferramentas afastam os médicos de seus pacientes e precarizam o atendimento? Ao longo dos anos o senso investigativo do ouvir, observar, palpar, e percutir, foi sendo potencializado por métodos complementares para diagnósticos cada vez mais acurados. Avanços no campo de análises clínicas, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, patologia, genética, entre outras áreas, permitiram presenciarmos a tradução da incorporação tecnológica à prática médica. No campo da terapêutica, as intervenções outrora mutilantes se tornaram minimamente invasivas. E, talvez, a maior representação da tecnologia hoje seja representada pela cirurgia robótica, trazendo aos melhores hospitais o que só a imaginação e autores como Isaac Asimov poderiam crer há alguns anos. Se por um lado há a discussão de que pode haver um rompimento na relação médico-paciente, por outro, sabemos que a tecnologia bem utilizada encurta distâncias, contribui para o acesso ao atendimento, aproxima médicos entre si e entre equipes multiprofissionais focadas nas melhores práticas, permite melhores diagnósticos e tratamentos muitas vezes mais adequados. Precisamos estar atentos aos limites da sua utilização, pensando sempre na relação entre custo e benefício, buscando os melhores desfechos, com sustentabilidade, utilizando todos os recursos que as tecnologias têm a nos oferecer, de forma ética, transparente e centrada no paciente. Feitas estas considerações, gostaria de parabenizar a todos os colegas e amigos de profissão neste 18 de outubro, em que celebramos o Dia do Médico, por todo empenho e dedicação com que exercem a profissão diariamente. Que as ferramentas tecnológicas sejam encaradas como potencializadoras da qualidade do nosso trabalho Aspectos éticos e emocionais, como o afeto e a empatia, continuam sendo elementos importantes para um atendimento humanizado e de qualidade. A ideia é que o contato humano e a tecnologia se complementem. Assim, tanto os pacientes, quanto nós, médicos, só temos a ganhar. - Rafael Klee Vasconcellos Diretor Técnico do Grupo Baía Sul e vice-presidente da UNICRED VALOR CAPITAL

03 de julho

Julho Verde: conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

No mês de julho, uma causa importante ganha destaque na área da saúde: a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. O "Julho Verde" é uma campanha dedicada a conscientizar e alertar a população sobre essa doença, que afeta diversas regiões do corpo, como boca, garganta, nariz, seios paranasais, laringe e glândulas salivares. O câncer de cabeça e pescoço é um termo utilizado para descrever um grupo de cânceres que se originam nessas áreas do corpo. Pode afetar estruturas vitais, como a boca, língua, amígdalas, faringe, laringe e glândulas salivares. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento dessa doença, mas o vírus do papiloma humano (HPV) também tem se mostrado uma causa importante, principalmente para casos de câncer de garganta. O principal objetivo do “Julho Verde” é promover a conscientização sobre os sintomas, fatores de risco, métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. É essencial que a população esteja ciente dos sinais e sintomas desse tipo de câncer, como feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca, dor persistente na garganta, rouquidão e alterações na voz. Além disso, a realização regular de exames de rotina, a visita ao dentista e o acompanhamento médico, são medidas fundamentais para identificar possíveis alterações precocemente Alguns sintomas e sinais de que é hora de procurar orientação médica: Manchas brancas ou avermelhadas na boca, que podem ser acompanhadas de dor e sangramento; Feridas na boca que não cicatrizam; Nódulo no pescoço, que pode ser sentido ao apalpar; Rouquidão e/ou alteração na voz por mais de 15 dias; Dor de garganta que persiste mesmo com medicamentos; Tosse persistente; Dor ou dificuldade para engolir e/ou respirar; Dor no ouvido; Dor de cabeça. Ao aparecimento de algum sintoma, o médico realizará uma avaliação clínica minuciosa e examinará os indícios e manifestações clínicas. Há também outros exames complementares que o médico pode solicitar para auxiliar no diagnóstico. Esses exames incluem: Ultrassonografia, Tomografia computadorizada e Ressonância magnética. O tratamento para o câncer de cabeça e pescoço pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença e de outros fatores individuais. É importante lembrar que, mesmo após o tratamento, é necessário um acompanhamento médico contínuo e adotar um estilo de vida saudável, abandonando o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. A detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço apresenta aproximadamente 80% de probabilidade de sucesso no tratamento. Portanto, é de extrema importância buscar a orientação de um médico especializado ao perceber qualquer sinal ou sintoma nesta área do corpo.

19 de junho

Febre Maculosa: Saiba mais sobre a doença que é transmitida por um carrapato

Você sabia que a Febre Maculosa é uma doença transmitida, principalmente, pela picada do carrapato? A infecção é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, e os sintomas costumam se manifestar entre 2 e 14 dias após a picada. É importante ficar atento a sinais como febre alta, dores de cabeça intensas, erupção cutânea, calafrios, náuseas e vômitos. Caso você tenha sido picado por um carrapato e apresente esses sintomas, é fundamental buscar ajuda médica o mais rápido possível. “Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Importante ressaltar que não há transmissão de pessoa a pessoa, mas é uma doença de alta letalidade, em torno de 80%, se não tratada imediatamente”, afirma Dr. Rafael Osellame, médico Infectologista do Hospital Baía Sul. Prevenção da febre maculosa Medidas simples podem ser adotadas para minimizar os riscos de infecção. Primeiramente, evite áreas com presença de carrapatos, como matas e locais com vegetação densa. Quando estiver em áreas propícias à presença desses parasitas, utilize roupas de proteção, como calças compridas e mangas longas, para reduzir a exposição da pele. O uso de repelentes de insetos, especialmente aqueles indicados para carrapatos, é altamente recomendado. Além disso, após atividades ao ar livre, faça uma verificação minuciosa do corpo, procurando por carrapatos e removendo-os corretamente. Caso haja suspeita de infecção por febre maculosa, é imprescindível buscar auxílio médico para o diagnóstico e tratamento adequados. O médico realizará uma avaliação clínica, levando em consideração os sintomas apresentados, o histórico de exposição a carrapatos e a realização de exames laboratoriais específicos. Quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão as chances de recuperação. O tratamento para febre maculosa geralmente envolve a administração de antibióticos adequados para combater a infecção bacteriana. É fundamental seguir as orientações médicas e concluir todo o ciclo de tratamento, mesmo que os sintomas melhorem. A febre maculosa é uma doença séria que merece atenção e cuidado. Ao conhecer seus sintomas, adotar medidas preventivas e buscar ajuda médica adequada, é possível evitar complicações e garantir uma recuperação rápida. Lembre-se de evitar áreas com carrapatos, utilizar roupas protetoras, aplicar repelentes e fazer verificações regulares do corpo. Em caso de suspeita de infecção, não hesite em procurar auxílio médico. No Hospital Baía Sul e Imperial Hospital de Caridade, estamos comprometidos em cuidar da sua saúde. Conte com o nosso Pronto Atendimento 24h adulto e pediátrico, para qualquer necessidade. Sua saúde em primeiro lugar!

03 de maio

Endometriose: saiba o que é, conheça os sintomas e o tratamento

A endometriose é uma doença crônica bem comum que está relacionada ao fluxo menstrual feminino, podendo em alguns casos causar diversas dificuldades na vida das mulheres, principalmente na fase reprodutiva adulta. Embora seja considerada uma condição benigna, ela pode prejudicar a fertilidade, causar desconfortos e dores. Estima-se que uma em cada dez mulheres no Brasil tenha endometriose, o que representa cerca de 7 milhões de brasileiras, segundo o Ministério da Saúde.  A endometriose pode afetar mulheres desde a primeira até a última menstruação, incluindo adolescentes que apresentam cólicas intensas. Alguns sintomas de alerta - Cólicas menstruais intensas que não passam - Dor durante as relações sexuais - Dor e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação Diagnosticando a endometriose O diagnóstico de endometriose pode ser feito através de exames laboratoriais e de imagem, como visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal e ressonância magnética. Em alguns casos uma biópsia pode ser necessária para confirmar o diagnóstico. Tratamento para endometriose A endometriose não tem cura, mas existem tratamentos que podem reduzir os efeitos para a mulher que variam de acordo com a gravidade da condição. Mulheres mais jovens podem usar medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. Lesões maiores de endometriose geralmente requerem remoção cirúrgica. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento. Além disso, atividades físicas regulares, acompanhamento psicológico e a redução do estresse podem ser aliados no tratamento da condição Para lidar com a endometriose, é importante procurar um ginecologista ao sentir cólicas menstruais intensas, fazer os exames necessários para diagnóstico, iniciar o tratamento adequado assim que diagnosticada, e entender que a endometriose pode ser uma causa possível da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restaurada com o tratamento adequado.

10 de abril

Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo

No dia 2 de Abril, é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ainda nesse mês, é também considerado o Abril Azul, mês dedicado a pautas de conscientizações e discussões sobre a condição. Para falar sobre esse assunto tão importante para a sociedade, em colaboração com a médica Dra. Flávia Zandavalli, coordenadora médica da pediatria do Imperial Hospital de Caridade, abordaremos alguns pontos importantes sobre o tema. O autismo é uma condição neurológica que pode se expressar de diversas formas, mas é caracterizado por dificuldades na comunicação social, interesses incomuns e comportamentos repetitivos. Os sintomas geralmente aparecem nos primeiros anos de vida, embora possam ser mais sutis em crianças muito jovens. Alguns sinais precoces incluem dificuldade para fazer contato visual, não sorrir em resposta a estímulos sociais ou não reagir ao som da própria voz ou ao de outras pessoas. Conforme a criança cresce, outros sinais podem se tornar mais evidentes, como dificuldades para se comunicar verbalmente, não conseguir entender gestos e expressões faciais, apresentar dificuldade para brincar com outras crianças e preferir atividades repetitivas e estereotipadas. É fundamental mencionar que um diagnóstico multidisciplinar e precoce costuma minimizar os sintomas e resultar em uma melhor qualidade de vida. A investigação do quadro envolve diversas áreas da saúde, como pediatria, neuropediatria, psiquiatria, fonoaudiologia, psicologia, entre outras áreas. Por isso, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de autismo. A legislação brasileira prevê que essas pessoas tenham acesso à educação inclusiva e atendimento prioritário em serviços públicos. Além disso, o estímulo e a valorização de suas habilidades são fundamentais para a promoção da sua qualidade de vida. O espectro autista pode apresentar diferentes graus de gravidade e cada pessoa é única, apresenta suas próprias características e necessidades. Por isso, é fundamental respeitar a individualidade e proporcionar o suporte necessário para que cada um possa desenvolver seu potencial da melhor forma possível. Com tamanha relevância, o Abril Azul é o momento ideal de reflexão e conscientização sobre o autismo, uma condição que ainda é pouco compreendida pela sociedade em geral, e é através dele que se pode promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo e suas famílias.

04 de abril

Cirurgia de Escoliose e Programa de Fellowship no IHC

Na última sexta-feira, dia 31 de março, o Imperial Hospital de Caridade realizou uma cirurgia de escoliose em um paciente com síndrome de Ehler-Danlos, uma doença que afeta o tecido conjuntivo, incluindo a pele, articulações e paredes dos vasos sanguíneos. A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelos renomados cirurgiões Dr. André Andújar, Dr. Henrique Dagostin de Arjona e Dr. Rodrigo Grandini, especialistas em ortopedia pediátrica e cirurgia de coluna. Além disso, contou com a participação dos médicos do programa de Fellowship, Dra. Talissa Generoso, ortopedista pediátrica do Hospital Einstein em São Paulo, e Dr. Davi Israel, cirurgião de coluna de Belo Horizonte, que realizaram estágios de aperfeiçoamento em cirurgias para correção de deformidades na coluna vertebral. A cirurgia foi realizada para tratar o caso do paciente que apresentava uma curvatura de 133 graus na coluna vertebral e apenas 32% da capacidade vital funcional pulmonar. A equipe médica aplicou a técnica de fixação bipolar, e o paciente se recuperou satisfatoriamente, recebendo alta hospitalar três dias após o procedimento. É importante destacar que o programa de fellowship, no qual os médicos Dra. Talissa e Dr. Davi participaram, consistiu em estágios de aperfeiçoamento em cirurgias para correção de deformidades na coluna vertebral, com duração de 3 a 5 semanas. Eles concluem sua especialização nesta sexta-feira, dia 7 de abril, e aproveitamos para parabenizá-los por essa importante conquista, que certamente contribuirá para a melhoria da saúde dos pacientes. [gallery size="medium" ids="700,701,699"]

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política