Três grandes instituições de saúde de Florianópolis somam histórias para aprimorar a qualidade da assistência médico-hospitalar em Santa Catarina - Blog Baía Sul

16/08/2021

Três grandes instituições de saúde de Florianópolis somam histórias para aprimorar a qualidade da assistência médico-hospitalar em Santa Catarina

Hospital de Caridade, Clínica Imagem e Hospital Baía Sul celebram o nascimento de um dos maiores complexos de saúde do Estado

 

A soma das histórias das três instituições de saúde que são referência em Santa Catarina marca o início de um projeto inovador na área de saúde no Estado. O Imperial Hospital de Caridade empresta seu nome à nova unidade do Hospital Baía Sul, instituição que integra a Hospital Care, holding que administra a Clínica Imagem e o Hospital Baía Sul. O projeto une a inovação e excelência em gestão do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem com a tradição de mais de dois séculos do Hospital de Caridade, que é a mais antiga instituição de saúde de Santa Catarina.

A história começou no dia 5 de julho de 1782, quando a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos estabeleceu a “Caridade dos Pobres”, com o objetivo de acolher e tratar os enfermos e os necessitados de Desterro e região, oferecendo remédios, alimentos e vestuário. Nesta mesma época, a instituição também planejava a construção de uma casa de saúde nos padrões de uma Santa Casa de Misericórdia para o atendimento dos enfermos carentes. Anos mais tarde, em 1º de janeiro de 1789, a Irmandade inaugurou o Hospital de Caridade, o primeiro hospital de Santa Catarina. A execução da obra contou com o trabalho voluntário do ilhéu, Irmão Joaquim do Livramento, que construiu o hospital com donativos. Entre o final do século 19 e durante o século 20, o hospital foi aumentando a sua estrutura física, investindo em novas tecnologias médico e científicas da época, para atender a crescente demanda por serviços de saúde da população catarinense.

O Hospital de Caridade também foi responsável por dar vida à história da Clínica Imagem, que iniciou sua atuação nas dependências do hospital em 1994. Há mais de 25 anos atuando no mercado, a Clínica Imagem foi o primeiro centro de diagnóstico por imagem completo instalado em Santa Catarina, colocando Florianópolis em destaque pela modernidade e tecnologia em saúde. Atualmente, a Clínica Imagem conta com duas unidades, uma no Hospital Baía Sul e outra na SC 401, com mais de 240 colaboradores, entre eles os profissionais de assistência, equipes de atendimento e um corpo clínico composto por médicos radiologistas, anestesiologistas, cardiologistas e patologistas.

Já em 2005, nascia o Hospital Baía Sul, que atua com procedimentos de alta complexidade, focando especialmente no paciente cirúrgico e se torna referência de amparo e atendimento à saúde para todas as complexidades em Santa Catarina. O Baía Sul hospital é o mais completo, integrado e sinérgico serviço de atendimento à saúde privado de Florianópolis.

Em 2018, o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem passaram a fazer parte da administração da Hospital Care, com o objetivo de formar uma rede funcional e de qualidade na área da saúde suplementar, permitindo que as instituições aprimorassem os sistemas de gestão para novos investimentos, vislumbrando o crescimento. Um dos resultados deste trabalho foi a certificação canadense Qmentum, obtida pelo seu desempenho durante a pandemia, a certificação faz com que as duas instituições entrem para um seleto grupo de hospitais e instituições de saúde internacionalmente reconhecidos pela qualidade e segurança na área de saúde.

Agora, em 2021, as três instituições somam suas histórias em busca da excelência médico-assistencial, com profissionais comprometidos no atendimento humanizado, resolutivo e de alta qualidade no tratamento da saúde e do bem-estar dos catarinenses.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

09 de abril

A Importância do Teste do Pezinho: Detectando Doenças e Salvando Vidas

O teste do pezinho é um procedimento fundamental e obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil. Realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê, esse exame simples e indolor tem um papel crucial na detecção precoce de doenças que podem comprometer seriamente a saúde e o desenvolvimento infantil. O que é o teste do pezinho? O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, aplicadas em um papel filtro especial. Esse papel é então enviado para análise em laboratório, onde são identificadas substâncias que indicam a presença de doenças metabólicas, genéticas e endócrinas. Por que é importante fazer o teste do pezinho? O principal objetivo do teste do pezinho é detectar precocemente doenças que, se não forem tratadas logo nos primeiros dias de vida, podem causar sequelas graves e irreversíveis. Entre as doenças detectadas pelo teste do pezinho estão a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e outras. Como é feito o teste do pezinho? O teste do pezinho é um exame simples, rápido e indolor para o bebê. A coleta de sangue geralmente é feita através de uma picada no calcanhar do bebê, e o procedimento dura apenas alguns segundos. Os resultados costumam ficar prontos em poucos dias e, caso alguma alteração seja detectada, o médico responsável entrará em contato para orientar sobre os próximos passos. Fazer o teste do pezinho é um ato de amor e cuidado com o seu bebê. Detectar precocemente doenças é fundamental para garantir um tratamento adequado e prevenir sequelas. Por isso, não deixe de realizar esse exame tão importante e obrigatório para todos os recém-nascidos. Cuide do seu pequeno desde o início!

20 de fevereiro

Cirurgia Robótica no tratamento do câncer de próstata

As cirurgias robóticas são resultados da união entre medicina, tecnologia, cuidado e a vontade de realizar procedimentos cirúrgicos delicados com mais precisão, priorizando o bem-estar do paciente. São vários os benefícios da cirurgia robótica: são mais seguras e precisas, menos invasivas e arriscadas, recuperação e volta à rotina mais rápida, entre outros. A cirurgia robótica vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo. Entre os anos de 2018 e 2022, o crescimento foi de 200%**. Já são realizadas aproximadamente 1 milhão de cirurgias robóticas mundialmente ao ano. A expectativa é que esse número dobre nos próximos três anos, ultrapassando a marca de 2 milhões, até 2025. O Imperial Hospital de Caridade tem orgulho de fazer parte dessa estatística, realizando vários tipos de procedimentos, entre eles prostatectomias (retirada de próstata), com uma técnica que conta com vários mecanismos de proteção e traz muito mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas. Muitos pacientes ficam com receio do procedimento por medo de desenvolver disfunção erétil ou incontinência urinária e, geralmente, esses problemas não ocorrem e é possível preservar tanto a capacidade de ereção, quanto o controle urinário. Isso porque, como a cirurgia é mais precisa, há menos risco de lesões e danos permanentes. O futuro é humano e já está acontecendo agora! Fontes: *Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e **Centro Americano de Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

08 de fevereiro

Como as altas temperaturas podem prejudicar o funcionamento do corpo

Para que nosso organismo funcione perfeitamente, a temperatura corporal deve ser próxima dos 37,5 °C — independentemente do ambiente que você estiver, em algum lugar muito quente ou muito frio. Porém, à medida que o clima fica quente, nossas células precisam trabalhar mais para manter essa temperatura. Para regular a temperatura corporal, o corpo reage ao aumento da temperatura externa aumentando o fluxo sanguíneo para a pele, uma forma de transferir o calor de dentro para fora, o que causa o que conhecemos como suor. Essa transpiração evapora e esfria o corpo, mas, em excesso, pode levar à perda de líquidos e sais minerais, causando desidratação. Outro fator que precisamos ficar atentos é a vasodilatação, que causa a famosa “pressão baixa”. À medida que o corpo fica mais quente, ocorre um processo no qual os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial diminui, fazendo com que o coração trabalhe mais para conseguir levar o sangue ao corpo. Esse quadro pode causar sintomas leves, como irritação na pele, coceira e pés inchados, num primeiro momento, mas o médico cardiologista e coordenador da Cardiologia Clínica do Imperial Hospital de Caridade, Dr. Daniel Mello alerta: “Isso desencadeia uma resposta cardiovascular e pode precipitar uma crise hipertensiva, que é a elevação súbita e grave da pressão arterial, causando dor no peito, falta de ar, dor de cabeça, sangramento nasal e até mesmo infarto ou AVC”. Pessoas com mais de 60 anos, especialmente se já tiverem doenças cardíacas, pacientes com diabetes ou doenças cerebrais, crianças e indivíduos com dificuldades de locomoção são alguns dos grupos mais vulneráveis. Se precisar de ajuda, não hesite em procurar assistência médica. O Imperial Hospital de Caridade é referência em doenças e cuidados relacionados à saúde cardíaca e contamos com o Pronto Atendimento 24h Cardiológico, estamos aqui para cuidar de você.

31 de janeiro

Dengue é a doença tropical negligenciada que mais afeta Santa Catarina

Com um clima que alterna altas temperaturas e dias chuvosos, o verão em Florianópolis é propício para a proliferação de vetores da dengue, fazendo com que os casos aumentem entre os meses de novembro a abril.  O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, é um desafio em várias partes do estado, fazendo com que a dengue seja a doença tropical negligenciada que mais afeta Santa Catarina. É preciso tomar medidas de prevenção o ano inteiro e intensificá-las nos meses em que há aumento de casos. Eliminar água parada — pneus, garrafas abertas e calhas da casa são alguns dos objetos para se atentar —, coletar adequadamente o lixo para não acumular água suja e promover a vacinação são algumas das ações para conter a propagação da dengue e proteger a saúde pública dos catarinenses.  Conscientização, vigilância epidemiológica e a vacinação adequada são os pilares do combate na prevenção de surtos dessas doenças, preservando a saúde das comunidades do nosso estado, tão grandes e tão diversas entre si.  O perigo dessas doenças tropicais pode variar de acordo com a doença e o contexto, mas lembramos que todas as doenças precisam de cuidados adequados e são fontes de preocupação, especialmente em áreas endêmicas. O Imperial Hospital de Caridade e o Hospital Baía Sul tomam todos os cuidados para ajudar a combatê-la, mas sabemos que pode acontecer com qualquer pessoa e estamos aqui para cuidar de você. Ao notar febre alta e abrupta, dores de cabeça, no corpo, nas articulações ou olhos, fraqueza e manchas avermelhadas na pele, procure o Pronto Atendimento 24h.

18 de outubro

Dia do Médico: Humanização em tempos de algoritmos e IA

É possível que pensemos na humanização na área da saúde em tempos de tecnologia avançada, algoritmos e inteligência artificial (IA)? Ou estas ferramentas afastam os médicos de seus pacientes e precarizam o atendimento? Ao longo dos anos o senso investigativo do ouvir, observar, palpar, e percutir, foi sendo potencializado por métodos complementares para diagnósticos cada vez mais acurados. Avanços no campo de análises clínicas, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, patologia, genética, entre outras áreas, permitiram presenciarmos a tradução da incorporação tecnológica à prática médica. No campo da terapêutica, as intervenções outrora mutilantes se tornaram minimamente invasivas. E, talvez, a maior representação da tecnologia hoje seja representada pela cirurgia robótica, trazendo aos melhores hospitais o que só a imaginação e autores como Isaac Asimov poderiam crer há alguns anos. Se por um lado há a discussão de que pode haver um rompimento na relação médico-paciente, por outro, sabemos que a tecnologia bem utilizada encurta distâncias, contribui para o acesso ao atendimento, aproxima médicos entre si e entre equipes multiprofissionais focadas nas melhores práticas, permite melhores diagnósticos e tratamentos muitas vezes mais adequados. Precisamos estar atentos aos limites da sua utilização, pensando sempre na relação entre custo e benefício, buscando os melhores desfechos, com sustentabilidade, utilizando todos os recursos que as tecnologias têm a nos oferecer, de forma ética, transparente e centrada no paciente. Feitas estas considerações, gostaria de parabenizar a todos os colegas e amigos de profissão neste 18 de outubro, em que celebramos o Dia do Médico, por todo empenho e dedicação com que exercem a profissão diariamente. Que as ferramentas tecnológicas sejam encaradas como potencializadoras da qualidade do nosso trabalho Aspectos éticos e emocionais, como o afeto e a empatia, continuam sendo elementos importantes para um atendimento humanizado e de qualidade. A ideia é que o contato humano e a tecnologia se complementem. Assim, tanto os pacientes, quanto nós, médicos, só temos a ganhar. - Rafael Klee Vasconcellos Diretor Técnico do Grupo Baía Sul e vice-presidente da UNICRED VALOR CAPITAL

17 de outubro

Clínica Imagem é a representante da nova vertical de medicina diagnóstica da Hospital Care em Florianópolis

Entre os dias 12 e 14 de outubro, aconteceu um dos maiores encontros de especialistas em Radiologia Diagnóstico por Imagem: o Congresso Brasileiro de Radiologia Diagnóstico por Imagem (CBR23). Esse evento de renome reuniu líderes e marcas proeminentes do setor, com o objetivo de fortalecer a presença e os resultados no campo da saúde. Um dos destaques desse encontro foi a Hospital Care Medicina Diagnóstica, representada pela Diretora Executiva Gabriela Baseggio Brincas. A Hospital Care, no qual o Grupo Baía Sul faz parte desde 2018, aproveitou o CBR23 para apresentar uma nova vertical focada em medicina diagnóstica. Com unidades em Florianópolis, Campinas e Ribeirão Preto, todas reconhecidas por sua excelência no diagnóstico por imagem, a Clínica Imagem, localizada na capital catarinense, lidera a expansão desse projeto ambicioso na área de saúde. A Hospital Care Medicina Diagnóstica tem investido em tecnologia diagnóstica de última geração e busca promover sinergias entre suas unidades como parte de sua estratégia. Além da expansão, essa nova abordagem visa proporcionar tratamento de excelência centrado no paciente, combinando tecnologia com uma equipe clínica altamente especializada. Essa iniciativa representa um passo relevante na melhoria do atendimento médico no Brasil, com a Hospital Care Medicina Diagnóstica assumindo a liderança no avanço da medicina diagnóstica no país. Com uma visão centrada no paciente e um compromisso com a qualidade, essa vertical promete revolucionar o setor de diagnóstico por imagem, trazendo inovação e excelência para os pacientes em todo o país.

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política