Há mais de 250 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro de Florianópolis como símbolo de fé, história e devoção. Nesse mês, nos dias 16 e 17 de março, ocorreu a 258ª edição, com cerca de 80 mil fiéis presentes em uma belíssima e emocionante caminhada pelas ruas da cidade.
A festividade iniciou no ano de 1766, quando uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) atracou na Ilha do Desterro e trouxe consigo a imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita pelo escultor baiano Francisco das Chagas.
A escultura foi esculpida em tamanho natural, representando Senhor dos Passos em uma túnica de tecido roxo com bordados dourados, com apenas o rosto, mãos e pés à mostra. O trabalho do artista impressiona e encanta milhares de pessoas, tanto na procissão, quanto no restante do ano, em que é possível ver a imagem exposta na Capela Menino Deus, localizada no Imperial Hospital de Caridade.
A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina desde 2004 (conforme Decreto 2.504) e Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 2018.
Fotos: Jeferson Baldo