09/11/2021

Check-up: entenda a importância da prevenção para o controle da saúde do colaborador

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista de mais de 200 exames laboratoriais considerados essenciais para garantir que 1 bilhão a mais de pessoas fiquem distantes de atendimentos emergenciais e desfrutem de bem-estar em seu cotidiano. Essa lista visa a prevenção, fundamental para a qualidade de vida e para a racionalização dos gastos em saúde e reforça os benefícios do check-up.

Alguns dos maiores riscos não são óbvios e algumas doenças não aparecem até estarem em quadros avançados e complexos para o tratamento. Exames periódicos, prática de atividades físicas, estilo de vida saudável e dieta equilibrada são alguns dos fatores essenciais para a prevenção, controle e redução dos riscos associados às doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo a OMS, o estado de saúde acontece através do completo bem-estar físico, mental e social, e empresas preocupadas com os colaboradores buscam, cada vez mais, a adoção de medidas de prevenção e promoção à saúde, sendo uma delas o check-up, conforme aponta pesquisa realizada pela empresa Mercer Marsh Benefícios. O controle e prevenção da saúde são pilares importantes para as empresas, pois custos econômicos do absenteísmo dos empregados são estimados em 70 bilhões de euros na Europa Ocidental, por exemplo.

O prejuízo financeiro destas ausências é significativo e resulta numa erosão da produtividade. Além disso, a prevalência de doenças crónicas como a hipertensão, diabetes, obesidade e diabetes tipo 2, síndrome metabólica, doenças respiratórias e cardiovasculares crônicas, cancros e osteoporose, representa uma grande preocupação para a sociedade.

Benefícios do check-up para o controle da saúde

O check-up é a ferramenta ideal para identificação dos fatores de risco, pois um dos seus principais benefícios é que, ao se detectar problemas de saúde cedo, os médicos podem colocar o paciente no caminho da recuperação logo após a análise diagnóstica. O check-up também representa economia, pois o custo ao se tratar uma doença que possa ter sido detectada mais cedo é inferior ao custo de tratar a mesma doença após o seu desenvolvimento.

Pela prevenção, mapear a saúde através do check-up é o caminho apropriado para a identificação dos fatores de risco entre os colaboradores, tais como o consumo prejudicial do álcool, obesidade, pressão arterial alta, índice elevado do colesterol, glicose sanguínea superior ao índice indicado, sedentarismo e outros.

Conheça o programa de saúde preventiva do Hospital Baía Sul

O programa de Check-up Personal do Hospital Baía Sul permite a avaliação de fatores de risco, identificação precoce de possíveis doenças e a orientação de medidas para a melhoria da sua saúde, através da realização de exames laboratoriais, exames de diagnóstico por imagem e especialistas renomados e preparados para cuidar da sua saúde.

Ele foi desenvolvido por especialistas médicos e concebido para melhorar o bem-estar físico e mental, identificando as áreas que necessitam de melhoria. Com o foco cada vez maior na prevenção, ajudamos a gerir condições crônicas e fatores de risco associados às doenças, através de dois tipos de protocolos, o Premium e o Top Premium.

Agilidade, segurança e economia de tempo com o Check-up Personal

O Check-up Personal é um investimento com benefícios para a saúde e repleto de comodidades. Além da otimização do tempo (todos os exames em um só local e no mesmo dia), ele acontece em um ambiente seguro e confortável como é o Hospital Baía Sul.

É um programa de prevenção que promove saúde com ganho de tempo. Tanto o check-up Premium quanto o Top Premium acontecem em um dia, com atendimento personalizado, permanência na suíte master do hospital, refeições inclusas e acompanhamento de um concierge durante sua permanência, como um facilitador para as possíveis necessidades do paciente.

Fazem parte do check-up, especialidades como educação física, nutrição, clínico geral, urologia ou ginecologia, endocrinologia, oftalmologia, dermatologia, cardiologia, psicologia e enfermagem.
Ao final da bateria de exames, o paciente ainda recebe uma massagem relaxante.

O paciente do check-up recebe um dossiê completo e sigiloso com todos os resultados dos exames a que foi submetido, com orientações e encaminhamentos necessários.

A cultura da prevenção é um benefício para o ambiente de trabalho

A prática do check-up abre portas para que as empresas tenham ao seu alcance, os índices gerais das enfermidades que mais se repetem entre seus colaboradores. Ao conhecer e mapear o perfil de doenças, elas podem implementar ações de prevenção e planejar com assertividade os melhores planos de saúde para tratamentos necessários aos seus colaboradores.

Muitas empresas oferecem exames médicos aos seus funcionários, mas não são muitas as que sabem a oportunidade que está por trás do check-up completo. Além de controlar a saúde individual e reduzir custos por absenteísmo ou aposentadoria antecipada por problemas de saúde, essa prática contribui para os valores culturais, atuando como uma ferramenta para melhorar práticas de gestão.

Para saber mais do Check-up Personal, entre em contato neste link com o nosso atendimento especializado e incentive a cultura da prevenção na sua empresa.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade