02/07/2021

Você sabe o que é o Pronto Atendimento?

O Pronto Atendimento é a unidade de um hospital que atende pacientes com problemas de saúde agudos, ou seja, alterações e sintomas inesperados que precisam de uma intervenção imediata ou breve, chamados de urgência ou emergência. Os principais sintomas que motivam a procura pelo serviço de urgência e emergência no Pronto Atendimento 24h do Hospital Baía Sul são: pressão alta, dor intensa, diarreia, enxaqueca, cólica renal, desidratação, confusão mental e sinais de um possível AVC, como formigamento na face, na perna e no braço, especialmente em um lado do corpo. Além disso, também realizamos atendimentos referentes à ortopedia, em casos de fraturas e lesões, por exemplo.

 

Como é a estrutura do Pronto Atendimento 24h do Baía Sul?

 

O nosso Pronto Atendimento possui uma estrutura física ampla, com 4 consultórios médicos, 2 salas de triagem, salas de procedimento e leitos de observação. Além disso, nossa estrutura também conta com sala de reanimação para atendimentos críticos, eletrocardiograma, monitorização cardíaca, tomografia, ventilador pulmonar e desfibrilador.

 

Como é feita a triagem dos pacientes no Pronto Atendimento 24h do Baía Sul?

 

Como o Pronto Atendimento costuma receber muitas pessoas que buscam atendimento imediato ao mesmo tempo, é necessário organizar os pacientes de acordo com o nível de urgência e emergência de cada caso. Para isso, existe um fluxo de atendimento, no qual os pacientes passam por uma triagem e classificação de risco. 

 

No Pronto Atendimento do Baía Sul, essa triagem é feita com base no Protocolo de Manchester, uma técnica simples e prática adotada internacionalmente. Nesse protocolo, os pacientes que chegam ao Pronto Atendimento são divididos em níveis de prioridade com cores diferentes, que vão desde o azul, para casos sem risco imediato de agravo à saúde, até o vermelho, para casos com risco imediato de perder a vida.

 

Como funciona o fluxo de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios?

 

Desde o início da pandemia da Covid-19, adotamos um protocolo de segurança no nosso Pronto Atendimento para que todos os pacientes fossem atendidos com segurança e cuidado. Para isso, criamos um fluxo de atendimento separado para pacientes com sintomas respiratórios. Entenda as etapas desse fluxo.

 

– Chegada ao PA: o paciente acessa o Pronto Atendimento pelo térreo do Hospital Baía Sul, para a pré-triagem, realizada no Hall Central.

 

– Pré-triagem: caso sejam identificados sintomas respiratórios no paciente, ele é encaminhado para o fluxo separado.

 

– Consulta médica: é realizada em um ambiente específico para pacientes com sintomas respiratórios. Se for identificada a necessidade de internação, o paciente será conduzido ao andar isolado, somente para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

 

– Elevador: toda a movimentação desse paciente ocorre por um elevador específico, com acompanhamento da equipe assistencial e de higienização, garantindo toda a segurança.

 

– Exame de imagem: caso sejam necessários exames de imagem, eles são realizados em uma sala exclusiva e com restrição de circulação no andar.

 

– Internação: os pacientes internados, com caso suspeito ou confirmado de Covid-19, ficam em uma ala com acesso restrito e sem contato com outros pacientes.

 

Agora que você já sabe como funciona o Pronto Atendimento e quando ele deve ser procurado, preste atenção no seu corpo. Se algum imprevisto acontecer, nós cuidamos de você. Aproveite para conhecer toda a estrutura do Hospital Baía Sul aqui.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.