27/07/2021

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: entenda a importância desse assunto

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Eles podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos pelos colaboradores e a implantação e o cumprimento das normas de segurança do trabalho.

 

A data de hoje tem o objetivo de dar destaque à importância da segurança no ambiente de trabalho e do profissional responsável por conscientizar os trabalhadores e promover um ambiente seguro e práticas saudáveis nas instituições. Para entender um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com o Rafael Nogueira Pacheco, Líder SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Hospital Baía Sul.

 

Qual a importância do profissional que fiscaliza e previne acidentes de trabalho?

 

Rafael – A importância do profissional de segurança do trabalho vai muito além de fiscalizar o cumprimento das normas. Eu acredito que esse profissional é a ponte entre a efetiva segurança e a efetiva saúde dos trabalhadores. Muitas vezes, infelizmente, o que os trabalhadores enxergam sobre a segurança no trabalho vem desse profissional, então o que fica marcado para eles é como esse profissional leva isso para os colaboradores. Por exemplo, se esse profissional é visto como alguém que está lá só para cobrar e fiscalizar e não para educar sobre saúde e segurança, isso acaba sendo incorporado pelos trabalhadores. Assim, eles acabam tendo uma perspectiva de reação, ou seja, eles apenas reagem a algo que é cobrado deles e a segurança não se torna algo natural, algo do dia a dia. Então, a função desse profissional é a de ser um multiplicador de saúde e segurança do trabalho, e não o responsável pela saúde e segurança do trabalho dentro da instituição. A importância dele está justamente ali, em ser um multiplicador e um facilitador que vai transformar ou fazer com que a saúde e a segurança no trabalho sejam algo natural para todos e não simplesmente algo reacionário e que é posto em prática somente quando há cobrança e fiscalização.

 

Como deve ser a prevenção dos acidentes de trabalho?

 

Rafael – Essa questão precisa ser entendida da seguinte forma: a prevenção dos acidentes de trabalho se dá com segurança, e a segurança só existe para garantir o bem maior do ser humano, que é a saúde. Assim, cada norma de segurança, cada fiscalização e tudo aquilo que é feito dentro de uma instituição para garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, é para proteger a saúde deles. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes, a gente faz mostrando que a saúde é o nosso bem maior, é aquilo que a gente tem de mais efetivo na vida. De acordo com a OMS, a saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, então, a partir do momento que eu passo isso para os trabalhadores e faço com que eles entendam que falar de prevenção de acidentes e de segurança do trabalho é falar de saúde, que é o nosso bem maior que eles têm, ele começam a entender essa questão de uma outra forma. É nesse momento que eles entendem que ninguém está lá para fiscalizar, para punir, mas que, de forma alguma, todas as regras ou qualquer fiscalização de segurança servem para prevenir acidentes e garantir a saúde, que é o bem maior de cada um. Eu acredito que, trazendo esse conceito para todas as instituições, conseguimos trabalhar a prevenção de acidentes em um nível satisfatório.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade