25/06/2021

Cuidados com a pele no frio

Pele seca, coceira, irritação e lábios rachados são alguns sinais de que o frio chegou e a nossa pele começou a sentir os seus impactos negativos. O ar frio, o vento e até mesmo os recursos que utilizamos para nos aquecer, como aquecedores, lareiras e banhos quentes, podem afetar negativamente a nossa pele. A boa notícia é que, mantendo alguns cuidados com a pele no frio, você consegue passar pelo inverno de forma saudável.

 

Cuidados com a pele no frio

Assim como escolhemos roupas mais grossas no inverno, também devemos procurar os produtos e ações mais adequados para a nossa pele durante essa estação. Confira algumas dicas abaixo:

 

Manter a umidade da pele

Imagine que as células da sua pele são como um arranjo de telhas unidas por uma espécie de “cola” rica em lipídios, que as mantêm planas, lisas e no lugar. A perda de água acontece com mais frequência quando a “cola” se solta por danos causados ​​pelo sol, limpeza excessiva, condições médicas subjacentes ou baixa umidade do inverno. Os hidratantes são ótimos aliados para ajudar a manter a umidade e combater o ressecamento da pele.

 

Creme para as mãos

As nossas mãos precisam do máximo cuidado, já que ficam mais expostas e são afetadas pelo frio, especialmente neste momento em que, além do frio, utilizamos álcool e álcool gel com frequência. Aplique hidratante nas mãos sempre que possível e logo após lavá-las.

 

Creme e protetor labial

Os lábios são uma das partes do corpo mais vulneráveis ao frio. Com as baixas temperaturas, acabam machucados e rachados, por isso devemos hidratar os lábios antes de dormir e usar um protetor labial antes de sair.

 

Cuidado com a alimentação

Aumentar a ingestão diária de gorduras (nozes, azeite de oliva e abacate) pode ajudar quem tem pele seca. Outra dica importante é não exagerar com bebidas alcoólicas e cafeína, pois são diuréticos e potencializam a desidratação. É importante lembrar de beber muita água nesta época.

 

Cuidado com o uso de perfume

Os especialistas aconselham a não usar ou usar moderadamente perfume no inverno, pois o álcool encontrado em alguns perfumes faz com que a pele seque ainda mais. Uma alternativa para não deixar de usar o seu perfume preferido é aplicá-lo em suas roupas, em vez de aplicar na pele.

 

Conte com ajuda profissional

Para ajudar a manter a pele saudável, precisamos identificar o que pode deixá-la mais seca. Se você não tem certeza de como o clima está afetando sua pele e como lidar com isso, procure um dermatologista. Essa sempre será a opção mais assertiva.

Procedimentos dermatológicos no inverno

 

Apesar de a nossa pele sentir os efeitos do inverno, essa estação também tem seu lado positivo, já que é indicada para realização de alguns tratamentos dermatológicos, como peelings e tratamentos a laser.

Centro Médico Baía Sul: dermatologia

 

O Centro Médico Baía Sul é um consultório com, aproximadamente, 19 especialidades clínicas, dentre elas a dermatologia.

Lá, você poderá encontrar o tratamento e o cuidado certos para a sua pele, com a especialista Dra. Angélica Seidel (CRM 25122).

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.