01/07/2021

Julho Verde: Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço são os tumores que acometem a região da boca, garganta, pregas vocais, tireoide e a pele da região da face e do pescoço. As lesões nessas áreas do corpo podem ser benignas ou malignas, sendo que as malignas são denominadas câncer de cabeça e pescoço.

 

No mês de conscientização e prevenção desse câncer, vamos entender como identificar, diagnosticar e prevenir essa doença. 

 

Como é feito o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço?

 

O câncer de cabeça e pescoço pode ser diagnosticado de forma clínica. Normalmente, não são necessários exames complexos, além dos realizados pelo especialista, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Em alguns casos, também podem ser realizados exames complementares, como a ultrassonografia e a tomografia, que confirmam ou não o câncer por meio de uma biópsia. 

 

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital Baía Sul, Dr. Acklei Viana, tem 4 dicas importantes para uma pessoa identificar sintomas e saber quando é hora de procurar um especialista:

 

– ferida na boca ou garganta que não melhora em duas semanas;

– alteração na voz que não melhora em duas semanas;

– nódulo no pescoço que não desaparece em duas semanas;

– dor ou dificuldade para engolir que não desaparece em duas semanas.

 

“Em todos esses casos, o paciente deve procurar uma avaliação médica”, lembra o Dr. Acklei.

 

Existe alguma maneira de prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

 

De acordo com o Dr. Acklei Viana, “os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de cabeça e pescoço são o cigarro (o grande vilão), o álcool (muito pior se estiver associado ao cigarro, aumentando em mais de 20 vezes a chance de desenvolver o câncer) e o HPV. Por isso, a maneira mais fácil de prevenir essa doença é: não fumar, ingerir bebida alcóolica com moderação e praticar sexo seguro (com camisinha)”.

 

Como você viu, manter hábitos saudáveis no seu dia a dia é a melhor maneira de prevenir esse câncer. Além disso, é fundamental realizar seus exames de rotina e consultar um médico periodicamente, principalmente se notar alguma alteração na sua saúde.

 

Para saber mais sobre essa doença e sobre a campanha Julho Verde, acesse https://acbgbrasil.org/.

 

Sempre que precisar, conte com o nosso cuidado.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.